quarta-feira, 28 de março de 2012

Secretária de Educação esclarece dúvidas de servidores efetivados

Secretária de Educação esclarece dúvidas de servidores efetivados da Superintendência de Uberlândia

Cerca de 350 servidores da rede estadual de ensino se reuniram na Câmara dos Dirigentes Lojistas, em Uberlândia

Um momento para os servidores efetivados pela lei 100, de 2007,esclarecerem dúvidas quantos seus direitos. Na última segunda-feira (26/03), a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, participou do ‘Encontro dos Efetivados da Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia’, organizado pela Associação de Professores Públicos de Minas Gerais (APPMG). Na ocasião, os mais de 350 participantes que se reuniram na Câmara dos Dirigentes Lojistas de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, também puderam tirar dúvidas sobre o modelo unificado de remuneração adotado em Minas.
“O importante é que a gente possa visitar as superintendências, trabalhar com todas as associações para ter um contato direto com os membros que são as pessoas que compõem a nossa comunidade escolar. Nesse encontro, nós apresentamos questões referentes aos direitos dos efetivados pela lei 100, as mudanças positivas que foram feitas e também recebemos uma série de reivindicações quanto a outros pontos que precisarão ser aperfeiçoados no futuro.”, explicou Ana Lúcia Gazzola que respondeu a várias perguntas feitas pelos participantes. “Daremos respostas a tudo e, evidentemente, aquilo que for considerado um ponto pertinente, com amparo legal, nós faremos tudo para aperfeiçoar a legislação e garantir o direito às pessoas”, completa.

Entre as mudanças realizadas pelo Governo de Minas que beneficiam o quadro de servidores efetivados da rede estadual estão a igualdade de direitos entre efetivos e efetivados na distribuição de turmas, horários e aulas. Para esses itens serão levados em consideração o tempo de efetivo exercício do servidor e não a natureza do cargo, ou seja, se ele é efetivo ou efetivado. Essas mudanças foram possíveis por meio da Resolução 2018, de 06 de janeiro de 2012. Atualmente, em Minas Gerais, a Educação conta com 180.856 professores efetivos e efetivados, sendo 90.931 (50,28%) efetivos e 89.925 (49,72%) efetivados.
Entre os participantes do encontro, como é o caso da auxiliar de serviços gerais da Escola Estadual Américo René Gianetti, em Uberlândia, Ana Lúcia de Paula. “Foi importante a realização desse encontro com a secretária, pois sobre alguns direitos eu ainda tinha dúvidas, mas agora vou para a casa mais tranquila, sabendo das minhas garantias”, conta.

Para o superintendente Regional de Ensino de Uberlândia, Wagner Lemos de Rezende, a expectativa é que esses esclarecimentos sejam levados pelos participantes aos colegas de escolas.  “Tivemos aqui uma boa representatividades dos servidores efetivados. Esperamos que eles sejam os nossos mensageiros nas escolas estaduais, explicando os colegas as garantias dos direitos dos servidores efetivados”, ressaltou o diretor da Superintendência. 
Durante o encontro, o coral ‘Anjos do Ceeeu’, do Centro Estadual de Educação Especial de Uberlândia se apresentou para os participantes. A professora de canto, Poliana Alves e o músico Ernani Machado, do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli também se apresentaram.

Concurso público

No último dia 4, mais de 262 mil candidatos participaram da primeira etapa do concurso realizado pela Secretaria de Estado de Educação.O concurso oferece 21.377 vagas distribuídas nas carreiras da educação básica no Estado.Para todas essas vagas ofertadas não foram consideradas as vagas ocupadas por professores efetivados, aos quais o Governo de Minas garantiu a igualdade de direitos.